20091222

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1) Leia o texto I:

“A feição deles é serem pardos maneira d`avermelhados, de bons rostos e bons narizes bem feitos. Andam nus sem nenhuma cobertura,nem estimam nenhuma coisa cobrir nem mostrar suas vergonhas, e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.”

Caminha, Pero Vaz de. Carta de Caminha, Rio de Janeiro, Liv. Agir Ed. 1977.p.86

a) Esse trecho da carta registra o primeiro choque cultural sofrido pelos portugueses. A que fato se deve isso?

b) Por que o Quinhentismo não pode ser considerado uma escola literária? Qual a correta denominação para esse período?

c) Qual era a finalidade da literatura jesuíta?

2) Preencha as lacunas com as seguintes palavras: seção, sessão, cessão, comprimento, cumprimento, conserto, concerto.
a) O pequeno jornaleiro foi à...................................................... do jornal.
b) Na......................................................musical os pequenos cantores apresentaram-se muito bem.
c) O...........................................................do jornaleiro é amável.
d) O......................................................... das roupas é feito pela mãe do garoto.
e) O.........................................................do sapato custou muito caro.
f) Eu...........................................................meu amigo com amabilidade.
g) A.....................................................de cinema foi um sucesso.
h) O vestido tem um.......................................................................... bom.
i) Os pequenos violinistas participaram de um..................................................... .

3) Responda:
a) Em que consiste o Conceptismo?
b) Em que consiste o Cultismo?
c) Qual era o verdadeiro nome do artista conhecido como O Aleijadinho?

4) Complete a frase abaixo com a alternativa correta:

A poesia de Gregório de Matos, associa-se ao_________________________, pode-se ser dividida em____________________, _____________________________ e __________________________.

a) Barroco, lírica, religiosa e sátira.
b) Romantismo, épica, religiosa e sátira.
c) Barroco, sátira, lírica e épica.
d) Barroco, indianista, religiosa e nacionalista.