20090830

Trabalho de Português

Índios – a luta de quinhentos anos

A primeira luta do povo brasileiro foi a do índio contra o invasor europeu. A visão tradicionalista passa a “conhecer” o Brasil a partir da chegada do colonizador. È com olhos do que chega para saquear e escravizar um povo livre, portanto, que a história oficial começa a explicar o Brasil. Antes dos portugueses, o Brasil não existe: depois da “descoberta”, Caminha e seus seguidores explicam a nova terra.
O índio, o povo brasileiro de então, é visto como mero figurante a ser escravizado ou “cristianizado”, sem voz nos destinos que os “civilizados” impõem ao país.
“Nativo”, ”selvagens” - palavras carregadas de ideologia – identificam os primeiros habitantes do Brasil. “Selvagem” e “nativo”, o índio é naturalmente inferior. Sua cultura e ciência são encaradas como manifestações do primitivismo mental ou da decadência de uma raça. A miopia colonizadora não é capaz de aprender ou meramente perceber que está diante de povos com características específicas. Essa ignorância atribui ao desconhecido, ao outro, uma condição de inferioridade mental, religiosa e política.
(...)

(Júlio José Chiavenato. As lutas do povo brasileiro, do “descobrimento” a Canudos, São Paulo)


1) Compreensão do texto:

a) Como era a nação indígena antes da chegada do invasor europeu?

b) Qual o objetivo dos invasores em relação aos primitivos habitantes do Brasil?

c) Quais as maiores formas de violência contra o índio hoje?

2) Pesquise:

a) Nossa escola possui um grupo de manifestação indígena. Qual o nome deste grupo?

b) Como e onde surgiram os índios que viveram na comunidade de São Pedro?

c) Quais as outras formas de discriminação sofrem o povo indígena? Faça um pequeno resumo.