Joãozinho e o Papai Noel
Joãozinho tem 5 anos e algumas dúvidas. Sabe que os aviões não despencam porque têm motor e os passarinhos não caem porque têm asas. Mas e o sol? Um amiguinho, também de 5 anos, disse que o sol não cai porque está pregado lá em cima. Mas não pode ser isso. Se está grudado no céu, como é que ele faz para se mexer e ir embora quando é noite?
Joãozinho sabe também que os peixes não afundam porque aprenderam a nadar. Mas como será que aprenderam uma coisa tão difícil? O papai tentou ensinar tantas vezes, num fim de semana que a família passou na praia, e ele não conseguiu nem boiar...
O que Joãozinho já conhece bem, com a experiência dos seus 5 anos, é a leviandade dos adultos. Ontem mesmo ele não viu por acaso o homem do mercadinho colocar seis limões no pacote, quando a mãe pediu claramente meia dúzia? Se Joãozinho errasse tão feio, a mamãe ia se zangar. Mas os adultos sempre se entendem com os adultos. E fazem até seis virar meia dúzia.
Outra lição que Joãozinho já aprendeu é não ir acreditando em tudo que dizem. Não lhe juraram que a tia Marlene estava gorda daquele jeito porque carregava um bebê na barriga?Juraram. E, quando ele foi perguntar à vovó se aquilo que a vovó levava na barriga era nenê, o que foi que ela disse, depois de tanta risada? "Que é que é isso, menino? Você anda vendo televisão demais. O que eu tenho é uma melancia aqui dentro. Olhe." E cada gargalhada que ela dava fazia mexer a melancia, para cima e para baixo, para cima e para baixo.
Joãozinho é assim, nos seus 5 anos. Desconfiado, mas não cético. Não decidiu ainda se Deus existe, porque não achou o assunto importante. Mas Papai Noel já é diferente. Quando chega dezembro, uma criança como Joãozinho tem de saber se ele existe. Porque a bicicleta que Joãozinho quer depende disso. De existir Papai Noel.
Alguns meninos dizem com superioridade que não precisam de Papai Noel. Meu pai é quem me dá as coisas, sorri um. Eu peço e minha mãe me traz o que eu quero, conta vantagem outro. Eles podem dizer isso, porque têm pais muito importantes. O pai de Joãozinho é só professor. Dá aula o dia inteiro, mas ganha pouco. Por isso, a mãe de Joãozinho também trabalha o dia todo. Mas ganha pouco. É professora.
Agora que dezembro chegou, as famílias vão à noite ao centro ver os presépios, comprar nozes, escolher novos enfeites para a árvore. Mas o pai e a mãe de Joãozinho não saem de casa. Arranjaram este mês um trabalho esquisito: contar em palavras do Brasil a história de um livro escrito por um homem de um país bem longe. E vão nisso quase até de manhã, porque esperam entregar tudo pronto até o dia 20, para receber o dinheiro.
Joãozinho gostaria de ficar acompanhando o trabalho deles, mas o sono chega sempre às 10. Hoje ele conseguiu agüentar até as 10 e meia e, quando diz boa-noite,a mãe pergunta o que ele quer ganhar de Papai Noel. Uma bicicleta? De que cor?Azul? A mãe sorri o pai também. Por que eles estão assim felizes, com tanto trabalho para fazer? Por que, enquanto Joãozinho, já meio dormindo, ainda não decidiu se existe Papai Noel, o pai bate as teclas do computador com tanta força e a voz da mãe,ditando, parece a de uma menina que descobriu o encanto da vida?
(DREWNICK, Raul. Pais, filhos e outros bichos. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2006)
* Compreensão do texto:
01. Joãozinho não acredita em tudo o que lhe contam porque
( A ) todos mentem para ele.
( B ) é muito teimoso e vive perguntando.
( C ) não consegue compreender algumas situações.
( D ) vê televisão demais.
( E ) sua tia espera um bebê.
02. Joãozinho precisa saber se Papai Noel existe porque
( A ) os adultos não são de confiança.
( B ) tudo o que ele quer pede para a vovó.
( C ) o presente que ele quer depende disso.
( D ) não acha o assunto importante.
( E ) o pai disse que não tinha presente.
03. Assinale a alternativa que caracteriza Joãozinho.
( A ) Bagunceiro e perguntador.
( B ) Curioso e desconfiado.
( C ) Preocupado e religioso.
( D ) Alegre e crédulo.
( E ) Briguento e inteligente.
04. Assinale a alternativa que apresenta adjetivos uniformes:
a) português, cristão.
b) feliz, espanhol.
c) ateu, judeu.
d) comum, feliz.
e) corajoso, brincalhão.
05. São exemplos de linguagem não-verbal: (coloque um x na alternativa correta)
a) sinais de trânsito e uma conversa informal entre alunos e professores.
b¬) cores das bandeiras e dos semáforos.
c) cantigas infantis.
d) discursos políticos.
e) apitos e discursos políticos.
06. Que tipo de Linguagem encontra-se nas placas?
a) _______________________________________
b) _________________________________________
07. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
a) (1) comparativo de igualdade
b) (2) comparativo de superioridade
c) ( 3) comparativo de inferioridade
a) ( ) Carlos é mais forte do que seu irmão.
b) ( ) João é tão lento quanto o pai.
c) ( ) Mamãe é menos brava do que meu tio.
d) ( ) O circo é mais barato do que o cinema.
e) ( ) Marcio é menos alegre que seu amigo.
f) ( ) O gato é tão manso quanto o cachorro.
08. Coloque os símbolos de acordo com as frases abaixo: (SRS) superlativo relativo de superioridade,
(SRI) superlativo relativo de inferioridade, (ABS) superlativo absoluto sintético e (SAA) superlativo absoluto analítico.
a) O cão é o mais feroz. ( )
b) O café estava quentíssimo. ( )
c) O aluno é o mais inteligente da sala. ( )
c) A cerveja está geladíssima. ( )
d) Rafael foi o mais esperto dos cavaleiros. ( )
e) Pedro é o menos forte da turma. ( )
f) Aluno muito estudioso. ( )