20090830

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

NOME: _____________________________________________________________
SÉRIE: 5ª DATA: ____/____/____

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

a) amor de mãe a) ( ) traumatismo craniano
b) água da chuva b) ( ) água fluvial
c) amor de irmão c) ( ) amor fraternal
d) água do rio d) ( ) água pluvial
e) traumatismo do crânio e) ( ) amor maternal

2) – Circule os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.
e) A festa estava linda.

3. TEXO
O colecionador de amigos.

Ele trazia o bolso cheio de carinho
E um coração tão grande
Que já não cabia mais no peito
Tinha voz suave como o vinho
E uma canção singela
Para cada amor desfeito
Vivia a vida na terra
Como se estivesse no céu
Ele escrevia com a tinta
Da sua voz no papel
Em vez de selos ou livros,
Colecionava amigos,
Que não comprava na feira
Nem nas lojas chiques da cidade,
Mas que ganhava com os olhos de paz e sinceridade.
Com muito amor,
Colecionava amigos de verdade.

Paulinho Tapajós, De Versos, Record, 1968.
Descobrindo as idéias do texto.

1 - De quantos versos e de quantas estrofes é composto este poema?
2 - Quais são as rimas encontradas neste poema?
3 - O que o poeta quis dizer com:
a) Ele escrevia com a tinta / Da sua voz no papel.
b) Mas que ganhava com os olhos de paz e sinceridade.
4- Segundo o texto o que o colecionador de amigos fazia quando terminava o seu relacionamento afetivo com alguém?

Músicas

Pais E Filhos
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
Estátuas e cofres/
E paredes pintadas
Ninguém sabe
O que aconteceu...

Ela se jogou da janela
Do quinto andar
Nada é fácil de entender...

Dorme agora
Uuummhum!
É só o vento
Lá fora...

Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar
Depois das três...

Meu filho vai ter
Nome de santo
Uummhum!
Quero o nome
Mais bonito...

É preciso amar haahaa as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há...

Me diz, por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim...

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua
Não tenho ninguém






Eu moro em qualquer lugar...

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
Huhuhuhu!...ouh! ouh!...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há...

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não entendem
Mas você não entende seus pais...

Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

Trabalho de Português

Índios – a luta de quinhentos anos

A primeira luta do povo brasileiro foi a do índio contra o invasor europeu. A visão tradicionalista passa a “conhecer” o Brasil a partir da chegada do colonizador. È com olhos do que chega para saquear e escravizar um povo livre, portanto, que a história oficial começa a explicar o Brasil. Antes dos portugueses, o Brasil não existe: depois da “descoberta”, Caminha e seus seguidores explicam a nova terra.
O índio, o povo brasileiro de então, é visto como mero figurante a ser escravizado ou “cristianizado”, sem voz nos destinos que os “civilizados” impõem ao país.
“Nativo”, ”selvagens” - palavras carregadas de ideologia – identificam os primeiros habitantes do Brasil. “Selvagem” e “nativo”, o índio é naturalmente inferior. Sua cultura e ciência são encaradas como manifestações do primitivismo mental ou da decadência de uma raça. A miopia colonizadora não é capaz de aprender ou meramente perceber que está diante de povos com características específicas. Essa ignorância atribui ao desconhecido, ao outro, uma condição de inferioridade mental, religiosa e política.
(...)

(Júlio José Chiavenato. As lutas do povo brasileiro, do “descobrimento” a Canudos, São Paulo)


1) Compreensão do texto:

a) Como era a nação indígena antes da chegada do invasor europeu?

b) Qual o objetivo dos invasores em relação aos primitivos habitantes do Brasil?

c) Quais as maiores formas de violência contra o índio hoje?

2) Pesquise:

a) Nossa escola possui um grupo de manifestação indígena. Qual o nome deste grupo?

b) Como e onde surgiram os índios que viveram na comunidade de São Pedro?

c) Quais as outras formas de discriminação sofrem o povo indígena? Faça um pequeno resumo.

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS- 6 ª série

1. Texto:
SINAIS DA TERRA

O aquecimento global pode parecer demasiado remoto para nos causar preocupação, ou até mesmo incerto – talvez apenas uma projeção feita pelas mesmas técnicas computacionais que muitas vezes não acertam nem a previsão do tempo da semana que vem. Num dia gelado de inverno, poderíamos achar que alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim. E os alertas sobre as mudanças climáticas súbitas podem parecer uma tática radical dos ambientalistas para nos obrigar a abandonar nosso carro e o conforto do nosso estilo de vida.
Talvez essas idéias nos consolem. Contudo, a Terra de fato tem notícias perturbadoras para nos dar. Do Alasca aos picos elevados dos Andes, o mundo está se aquecendo – agora mesmo, e depressa. Em termos globais, a temperatura subiu 0,6° C no último século, mas os lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. O gelo está derretendo; os rios, secando; e os litorais, sofrendo erosão, ameaçando a vida de muitas comunidades. A flora e a fauna também estão sob pressão. Não se trata de projeções, mas de fatos concretos. (...)
Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão, petróleo e gás, e despejamos na atmosfera dióxido de carbono (gás carbônico) e outros gases que aprisionam o calor mais rápido do que as plantas e os oceanos conseguem absorvê-lo.
(...) Na verdade, o que estamos fazendo é pôr mais cobertores em cima do nosso planeta.

(APPENSELLER, Tim. Sinais da Terra. National Geographic Brasil, setembro de 2004.)

2. Compreensão do texto:

a) O texto esclarece que a temperatura subiu 0,6° C:

(A) nos últimos meses.
(B) no presente milênio.
(C) no último século.
(D) na última década.

b) O resultado de estarmos “há séculos derrubando florestas e queimando carvão, petróleo e gás” é

(A) a absorção rápida do calor.
(B) o aquecimento do planeta.
(C) o congelamento das águas dos rios.
(D) a diminuição das águas dos oceanos.

c) A questão central tratada no texto é

(A) os efeitos da erosão.
(B) as mudanças climáticas.
(C) a poluição dos oceanos.
(D) a derrubada das florestas.

d) A finalidade desse texto é

(A) pressionar os políticos.
(B) aterrorizar os jovens.
(C) conscientizar as pessoas.
(D) criticar os ambientalistas.

3. Classifique os sujeitos da frase em: simples, oculto (desinencial), composto, indeterminado, oração sem sujeito.
a) Anoitecia silenciosamente. ________________________________________________________
b) O picolé estava gostoso. __________________________________________________________
c) Venderam o carro da escola. _______________________________________________________
d) Estava frio à noite. _______________________________________________________________
e) A casa e a fazenda estão á venda. ____________________________________________________
f) Compra-se ferro velho. _____________________________________________________________
4. Identifique o sujeito e o predicado de cada frase:

a. O homem colou o cartaz.
b.Fomos ao clube hoje cedo.
c. O aluno precisa de incentivo.
d. Lucas desobedeceu ao pai .
e. Deram o boneco as crianças.
f. O pássaro não voou pela manhã.
g. Dormimos bastante no feriado.
h. Tenho um grande amigo.
i. O rei e a rainha foram o baile.
Desejo uma boa prova!!!