20080918

Exercícios de Português

Exercícios

1) Sublinhe e classifique os advérbios nas frases:

a) Ele bebeu muito.
b) A banda chegou hoje.
c) Engoliu o bolo depressa.
d) Roberto cansou muito no jogo.
e) Joga muito mal.

2) Complete o texto com os advérbios abaixo:
ali, assim não, lá,depois,ainda,aí
O filho da mãe
_Ah, aquele menino, você nem imagina! __________________ acaba me botando maluca. E nem onze anos ele tem. Pois outro dia não foi pedir dinheiro emprestado ao gerente do banco ______________ em frente? Me viu fazendo empréstimo,achou que era só pedir e eles davam.Foi até _______ : eu quero tirar dinheiro ______.O gerente ____________ me conto: quanto você precisa? _ fingindo que levava a sério. Seis mil. Seis mil? Para que você precisa de seis mil cruzeiros? Ele disse que era para comprar uma prancha de surf. O gerente explicou que não podia ser ___________,tinha de encher uns papéis, a mãe dele tinha de assinar. Ele coçou a cabeça, desanimado: a gorda ______ assina. A gorda sou eu.
Fernando Sabino, A vitória da infância.


3. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.