20080918

Adjetivo

GÊNEROS DOS ADJETIVOS
• Os adjetivos, quanto ao gênero, classificam-se em:
Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Por exemplo, empregado competente(masculino)/empregada competente(feminino) .Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento. Por exemplo, o motivo sócio-literário e a causa sócio-literária. Exceção = surdo-mudo e surda-muda.

Uniformes - têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. Por exemplo, homem feliz ou cruel e mulher feliz ou cruel. Se o adjetivo é composto e uniforme, fica invariável no feminino. Por exemplo, conflito político-social e desavença político-social
.
NÚMERO DOS ADJETIVOS
Plural dos adjetivos simples = Os adjetivos simples flexionam-se no plural de acordo com as regras estabelecidas para a flexão numérica dos substantivos simples. Por exemplo, mau e maus, feliz e felizes, ruim e ruins, boa e boas.

Plural dos adjetivos compostos = Os adjetivos compostos flexionam-se no plural de acordo com as seguintes regras:
os adjetivos compostos formados de adjetivo + adjetivo flexionam somente o último elemento. Por exemplo, luso-brasileiro e luso-brasileiros. Exceções = surdo-mudo e surdos-mudos. E ficam invariáveis os seguintes adjetivos compostos: azul-celeste e azul-marinho.

os adjetivos compostos formados de palavra invariável + adjetivo flexionam também só o último elemento. Por exemplo, mal-educado e mal-educados.

os adjetivos compostos formados de adjetivo + substantivo ficam invariáveis. Por exemplo, carro(s) verde-canário.
as expressões formadas de cor + de + substantivo também ficam invariáveis. Por exemplo, cabelo(s) cor-de-ouro.

GRAUS DOS ADJETIVOS
O adjetivo flexiona-se em grau para indicar a intensidade da qualidade do ser. Existem, para o adjetivo, dois graus:
COMPARATIVO
de igualdade = tão (tanto, tal) bom como (quão, quanto).
de superioridade = analítico (mais bom do que) e sintético (melhor que).
de inferioridade = menos bom que (do que).

SUPERLATIVO
absoluto = analítico (muito bom) e sintético (ótimo, erudito; ou boníssimo, popular).
relativo = de superioridade (o mais bom de) e de inferioridade (o menos bom ).
OBS: somente seis adjetivos têm o grau comparativo de superioridade sintético. Veja-os = de bom - melhor, de mau - pior, de grande - maior, de pequeno - menor, de alto - superior, de baixo - inferior.
Para estes seis adjetivos, usamos a forma analítica do grau comparativo de superioridade, quando se comparam duas qualidades do mesmo ser. Por exemplo, Ele é mais bom que inteligente.
Usa-se a forma sintética do grau comparativo de superioridade, quando se comparam dois seres através da mesma qualidade. Por exemplo, Ela é melhor que você.